terça-feira, 29 de novembro de 2016
A água-pé
A água pé era em tempos passados, considerada o vinho dos pobres, porque os patrões aproveitavam o mosto do vinho para fazer uma bebida que nada mais era do que a mistura de água no bagaço das uvas e que depois davam aos trabalhadores. Hoje, na tentativa de recriar a bebida que em tempos foi muito utilizada, há quem ainda a produza para servir com castanhas no dia de S. martinho. Esta bebida é feita no próprio lagar depois de feito e nvasilhado o vinho. É então espalhdo o mosto, mexido e ao qual se vai adicionar água. Pisa-se para juntar bem e deixa-se repousar umas horas até ferver. Depois abre-se a bica do lagar e sai a preciosa água pé com bem menos álcool do que o vinho, mas bastante agradável para acompanhar as castanhas assadas ou cozidas. De salientar que depois de misturar água no mosto já não dá para fazer aguardente bagaceira.
http://www.semstress.com/como-fazer-agua-pe/
A água pé da CEPA Torta é bem diferente, este ano ficou um Rosé com 12 graus...
http://www.semstress.com/como-fazer-agua-pe/
A água pé da CEPA Torta é bem diferente, este ano ficou um Rosé com 12 graus...
segunda-feira, 15 de agosto de 2016
| Em 2013 - Foi assim |
A primeira vitima encontra-se em Alcaniços ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Alcanizes) ,
"O tratado de Alcanizes (em castelhano, Alcañices) foi assinado entre os soberanos de Leão e Castela, Fernando IV (1295-1312), e de Portugal, D. Dinis (1279-1325), a 12 de setembro de 1297,[1][2][3] na povoação leonesa-castelhana de Alcanizes.[4][5] O tratado fazia parte de uma estratégia defensiva do rei D. Dinis.[6]
Por ele se restabelecia a paz, fixando-se os limites fronteiriços entre os dois reinos. Em troca de direitos portugueses nos termos raianos de Aroche[1] e de Aracena,[1] passavam para a posse definitiva de Portugal:[4]"
Porque aqui a primeira vitima, tem de participar na próxima colheita ou então esteja atenta ao Blogue.
| Pita Groz |
| Vitimas |
sábado, 13 de agosto de 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)