terça-feira, 29 de novembro de 2016


A água-pé

A água pé era em tempos passados, considerada o vinho dos pobres, porque os patrões aproveitavam o mosto do vinho para fazer uma bebida que nada mais era do que a mistura de água no bagaço das uvas e que depois davam aos trabalhadores. Hoje, na tentativa de recriar a bebida que em tempos foi muito utilizada, há quem ainda a produza para servir com castanhas no dia de S. martinho. Esta bebida é feita no próprio lagar depois de feito e nvasilhado o vinho. É então espalhdo o mosto, mexido e ao qual se vai adicionar água. Pisa-se para juntar bem e deixa-se repousar umas horas até ferver. Depois abre-se a bica do lagar e sai a preciosa água pé com bem menos álcool do que o vinho, mas bastante agradável para acompanhar as castanhas assadas ou cozidas. De salientar que depois de misturar água no mosto já não dá para fazer aguardente bagaceira.

http://www.semstress.com/como-fazer-agua-pe/

A água pé da CEPA Torta é bem diferente, este ano ficou um Rosé com 12 graus...

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Em 2013 - Foi assim
Em 2013 foi este o grupo que passou pelo Casal Velho, e participou naquele que já um dos vinhos de referência da Família Pita Groz dos Amigos e claro das vitimas. O que são vitimas? como elas aparecem aqui? como se adquire o estatuto de vitima? toda uma serie de perguntas que muitas das respostas andam incompletas ao longo do tempo. á muito tempo mesmo. Se repararem na foto há mais vitimas e amigos que Pita Groz, ( antes de mais o autor é VITIMA), pronto estou catalogado e já podem dizer o que quiserem. As vitimas foram contruindo o seu mundo, adoram os Pita Groz, não porque adorem serem vitimas, está-lhes no sangue o Amor a amizade fazem parte do código genético de qualquer vitima que se ostente o estatuto, a vitima nasceu para agradar ( este agradar é das 50 sombras de Gray), o nossa missão é agradar, a vitima ostenta o titulo de vitima com a mesma vaidade com que a família ostenta o Seu Pita Groz, quantos sobrenomes de vitimas, alguns exemplos: Costa, olha não me lembro de mais nenhum, também não faz mal, mas que são muitos são.
A primeira vitima encontra-se em Alcaniços ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Alcanizes) ,

"O tratado de Alcanizes (em castelhano, Alcañices) foi assinado entre os soberanos de Leão e Castela, Fernando IV (1295-1312), e de Portugal, D. Dinis (1279-1325), a 12 de setembro de 1297,[1][2][3] na povoação leonesa-castelhana de Alcanizes.[4][5] O tratado fazia parte de uma estratégia defensiva do rei D. Dinis.[6]
Por ele se restabelecia a paz, fixando-se os limites fronteiriços entre os dois reinos. Em troca de direitos portugueses nos termos raianos de Aroche[1] e de Aracena,[1] passavam para a posse definitiva de Portugal:[4]"
Porque aqui  a primeira vitima, tem de participar na próxima colheita ou então esteja atenta ao Blogue.
Pita Groz

Vitimas

sábado, 13 de agosto de 2016